Carregando agora

Como funciona a acupuntura? Descubra agora!

Acupuntura

Como funciona a acupuntura? Descubra agora!

A origem da acupuntura é oriental e consiste num conjunto de técnicas terapêuticas criadas há pelo menos dois milênios, dessa forma é um dos tratamentos médicos mais antigos da humanidade. A sua ação se baseia na estimulação de pontos do corpo que são partes anatômicas que se encontram sobre a pele.

A acupuntura realiza uma abordagem única para cada tipo de problema de saúde bem como tem recomendações próprias para o tratamento de doenças. Porém, na maior parte dos casos são utilizadas agulhas metálicas que são bem finas e que são utilizadas para provocar estímulos elétricos.

Na tradição chinesa a acupuntura tem como função fazer o ajuste de canais de energia do corpo contribuindo para o equilíbrio de yin e yang. Para a medicina ocidental o que a acupuntura faz é estimular a liberação de substâncias químicas que provocam alterações no sistema nervoso de forma que se chegue a equilíbrio. Se você ficou curioso continue lendo para descobrir como funciona a acupuntura.

Como funciona a acupuntura?

Como funciona a acupuntura

Foto: Pexels/ANTONI SHKRABA

Esse tratamento é realizado através de agulhas (que são específicas para isso, não é qualquer agulha) que são espetadas em pontos que se espalham por todo o corpo. Para se ter uma ideia de como essa técnica é antiga, os primeiros registros históricos que se tem dela datam de cerca de 200 a.C de um livro chinês chamado Nei Jing.

Contudo foram encontrados alguns objetos feitos de pedra, osso e bambu que tem a forma de agulha e que acredita-se eram usados para a prática de acupuntura por volta de 4000 a.C. A base das técnicas de acupuntura é que existe uma energia que passa pelo corpo todo e que é o seu desequilíbrio, tendo demais ou de menos que causa doenças e problemas emocionais.

Dessa forma, quando a agulha é pressionada num local específico a energia passa a ser estimulada e assim flui mais para alguns pontos (que precisam) e menos para outros. Mesmo tendo vários casos de êxito em livrar pessoas de dores e ser reconhecida como uma especialidade da medicina ocidental a acupuntura ainda tem algum mistério para o homem que ainda não tem resposta para questões como uma agulha espetada no pé pode acabar com uma dor na cabeça.

Os pontos da acupuntura

O acupunturista que é o profissional que realiza o procedimento de espetar as agulhas precisa estudar pontos de energia e vida bem como os meridianos do seu paciente.

Conversa

As pessoas pensam que na acupuntura basta que a pessoa deite numa maca e comece a ser espetada, mas não é bem assim. A primeira coisa que deve ser feita é uma consulta que funciona como um tipo de entrevista com o paciente. Nessa conversa o acupunturista pergunta coisas como quais são os hábitos alimentares do paciente, o que ele faz em seu dia a dia, como está a relação com a família entre outras coisas.

Uma coisa curiosa é que o local a ser espetado é quase sempre distante daquele em que se tem o problema. Por exemplo, se uma pessoa chega para a consulta com uma dor de cabeça atrás dos olhos provavelmente tem um problema no meridiano do fígado. O médico também mede a pressão do paciente para saber o quão estressado ele se encontra.

Energia vital

Essa energia vital a que a acupuntura se refere é aquela energia que viaja pelo corpo através dos meridianos. Ao todo o corpo possui 12 meridianos principais e muitos outros que são algumas subdivisões deles. Existe uma relação entre os meridianos, é como se eles fossem pares de yin e yang. Assim quando se estimula um se tem o reflexo no outro que é o seu par.

Os pontos

No decorrer dos meridianos tem 309 pontos que são aqueles mais usados e mais uns 15000 no total. Esses pontos se caracterizam pelo fato de que podem estimular, bloquear e até suavizar o fluxo de energia. Para que se tenha um equilíbrio de energia no corpo é necessário que se aja de forma conjunta sobre os pontos do corpo.

Microssistemas

A acupuntura utiliza além dos meridianos algumas partes do corpo que possuem microssistemas próprios, ou seja, que funcionam como um verdadeiro mapa da acupuntura. São essas partes a orelha, a mão e o nariz. Na orelha existem mais ou menos 200 pontos, aliás, é nessa parte que está o ponto Shen Men que é conhecido como Casa da Mente que tem como função harmonizar o organismo.

As agulhas

A primeira coisa que nos vem à mente quando se fala em acupuntura são as agulhas que podem até dar um pouco de medo. Essas agulhas tem uma espessura que varia de 0,10 a 0,35 milímetro de diâmetro, para diminuir o seu medo imagine que as agulhas usadas para injeções tem 1 milímetro.

Uma forma de conseguir um estímulo maior dos pontos é dar suaves pulsos elétricos nas agulhas. É possível usar sementes de mostarda sobre os pontos para ajudar a prolongar o estímulo. Quando se trata de dores crônicas é possível utilizar uma mocha que consiste num bastão de folhas prensadas e aquecidas que são colocadas sobre o local.

Por que a acupuntura dá resultados?

A ação da acupuntura nos nervos

Uma explicação possível sobre a ação da acupuntura é a de que as agulhas são colocadas em locais em que estão terminações nervosas de forma que seria assim que os estímulos aliviariam as dores. Essas terminações nervosas captam os estímulos e os levam para o cérebro que é o grande responsável pelas ações de todo o organismo.

Hormônios

Outra explicação possível é de que as agulhas começam um estímulo que vai até o hipotálamo que é a parte do cérebro que juntamente com a glândula hipófise cuida da liberação de inúmeros hormônios. Os hormônios possuem efeitos fisiológicos e emocionais de forma que eles podem amenizar a sensação de dor de uma pessoa.

Neurotransmissores

Quando a pele é picada pela agulha a reação pode chegar ao sistema nervoso de forma que são liberados neurotransmissores. Essas são substâncias que têm funções específicas como a beta-endorfina. Uma vez que ela está na corrente sanguínea traz uma sensação de bem-estar que ajuda a evitar a sensação de dor.

Publicar comentário