Funções das Câmaras de Comércio
O crescimento econômico de um país está fortemente baseado nas suas relações de intercâmbio comercial com outros países. Para que esse tipo de negociação seja possível e se efetive, é importante contar com a ajuda das Câmaras de Comércio. Se você ainda não conhece muito bem quais são as funções dessas instituições, poderá conhecer agora.
Em geral, as funções desse tipo de instituição é fazer uma ponte entre empresas de países diferentes, para que possam fazer negócios vantajosos para as duas partes. Porém, indo mais fundo, é necessário criar uma interação social e cultural entre as duas empresas e também entre os dois países.
Mais do que simplesmente fazer o papel daquele que “apresenta” uma empresa para outra, as Câmaras de Comércio também trabalham de certa forma com um lado diplomático da questão. Dentre as suas ações, também podemos englobar a organização de grandes eventos do país a que pertencem, com vista a apresentar as suas empresas para os demais países.
Também trabalham na organização de delegações científicas e na organização de delegações empresariais entre países diferentes.
Fonte de informação segura
Um dos papéis mais importantes que as Câmaras de Comércio desempenham é o de passar informações seguras. Quando produtores, fornecedores e empresas contratantes estão em busca de parceiros comerciais, ter a certeza a respeito da credibilidade de potenciais parceiros de outro país é de extrema importância.
Para ter essa certeza, consultar uma Câmara de Comércio pode ser a solução para conhecer o perfil empresarial dessas empresas. Se há a necessidade de expedição de certificado de origem, as Câmaras também são de grande ajuda, isso sem contar que na tradução de textos científicos importantíssimos para se fechar um negócio.
As Câmaras de Comércio e a Cooperação Comercial
Uma das principais características do trabalho das Câmaras de Comércio é a de contribuir para uma maior cooperação empresarial, visando tornar o setor das empresas mais forte e pronto para novas negociações. Somente no Brasil temos diversas câmaras que se destinam a contribuir com os empresários.
Em geral, essas instituições são específicas para as relações do Brasil com algum outro país, ou seja, Brasil – China (negócios entre o Brasil e a China). Basta procurar a Câmara certa para poder contar com uma ajudinha na hora de fechar um negócio internacional.
O grande objetivo dessas instituições é tornar os negócios realizados no âmbito internacional mais seguro, tanto para as empresas brasileiras como também para as empresas estrangeiras. Saber com quem você está negociando é sempre o mais importante na hora de bater o martelo de uma transação comercial.
As Câmaras de Comércio ajudam o país a crescer e se fortalecer no seu segmento empresarial.
Publicar comentário