Carregando agora

Origem de expressões populares que a gente fala no cotidiano

Origem de expressões populares

Origem de expressões populares que a gente fala no cotidiano

Você, com toda a certeza, já usou frases como “Quem tem boca vai a Roma”, “Quem não tem cão caça com gato”, “Ele é arroz de festa”, “Isso foi feito nas coxas”. Não usou? Você já ouviu essas expressões e ditados? Sabe o que significa e de onde surgiu tal expressão? E que tal descobrir um pouco dessa curiosidade?

O que são expressões?

As expressões são frases “prontas” que, mesmo encaixadas em diversos assuntos, têm um significado por trás. Elas, geralmente, não têm variação, e tem um papel cultural muito forte para a linguagem, principalmente se for uma expressão cultural.

Como foi dito, essas expressões têm um significado por trás da frase, o que leva muitas pessoas a pesquisarem onde tal expressão surgiu e o seu significado.

A maioria das pessoas aprende essas expressões ao ouvir o avô conversando com o pai, conversando com aquele senhor da sua rua ou até mesmo no dia-a-dia, na faculdade ou no trabalho.

Confira também: 

5 plantas da Amazônia mais conhecidas em todo o mundo

Por que usar expressões?

Muitas pessoas não conhecem muitas expressões e nem veem graça ao usar essas frases prontas, por isso estamos aqui para dizer o porquê de se usar expressões.

O termo expressão vem do verbo “expressar”, que tem como significado “explicar”, “explanar”. Uma expressão serve para deixar mais claro uma ideia, isso com o significado que ela contém por trás da frase pronta.

Você consegue se expressar bem sem o uso de expressões? Ou faz uso delas? Caso faça uso de expressões, você sabe o significado das mesmas? E a origem? Quer conhecer? Vamos lá!

Significado e origem das expressões

São muitas expressões que existem, de diversos cunhos. Por isso, vamos explicar aqui o significado e a origem das expressões mais conhecidas e usadas no dia-a-dia.

Bafo de onça

Bafo de onça

Onça – Foto: Freepik / DejaVu Designs

Usada para dizer que a pessoa está com um bafo (mau hálito) “de matar”, a origem é bem clichê. A onça é um animal carnívoro e que vive do que caça nas matas. Ao se alimentar, ele não tem bons modos e se suja inteiro. Como os animais não têm o senso de higiene que nós, humanos, temos, a onça fica com o cheiro de carniça (carne podre, morta) em seu corpo, fazendo com que sua presença seja percebida na mata a metros!

Santinho do pau oco

Expressão muito usada para dizer que uma pessoa se faz de inocente e boazinha, a sua origem é bem histórica. Nos séculos XVIII e XIX (1700 e 1800), os contrabandistas da época usavam de algumas artimanhas para poder fazer o transporte do seu “material de trabalho”. Eles colocavam o ouro, as joias, moedas e pedras preciosas dentro de imagens de santos que estavam vazios por dentro, eram ocos. Daí surgiu a expressão.

Acabou em pizza

Acabou em pizza

Pizza – Foto: Freepik

Expressão muito usada para falar dos escândalos da política brasileira, essa expressão tem origem futebolística. Com o significado de dizer que alguma discussão acabou em paz sem que ninguém fosse punido, a frase surgiu quando alguns cartolas do time do Palmeiras, na década de 60, se reuniram para discutir e resolver alguns problemas.

Depois de muita conversa, discussão, debate e 14 horas de reunião, os cartolas estavam com fome e pediram 18 pizzas grandes com muito chope. No final das contas, todos foram pra casa e a reunião não deu em nada. No dia seguinte, a manchete do jornal era “Crise do Palmeiras Termina em Pizza”, expressão que perdura até os dias de hoje.

Casa da mãe Joana

Quem nunca usou a frase “Vá pra casa da mãe Joana” ou “Tá pensando que aqui é a casa da mãe Joana?”? A expressão surgiu quando a condessa Joana I, condessa de Provença e rainha de Nápoles, regularizou os bordéis de Avignon, onde a mesma vivia em refúgio. Os bordéis, no caso, eram a casa da “mãe” Joana. A expressão significa algo como “bagunça, baderna, prostíbulo”.

Memória de elefante

Memória de elefante

Elefante – Foto: Pexels / Harvey Sapir

Uma expressão baseada na biologia. Segundo várias pesquisas, o elefante é um animal que tem uma grande inteligência. Ele aprende muitos comandos e lembra de tudo o que lhe é ensinado.

Algumas pesquisas dizem que se você maltratar o elefante quando ele ainda é um filhote, ele pode até não revidar, mas, mesmo se ele for um idoso e lhe ver novamente, ele vai lembrar que você o maltratou quando ele era apenas um filhote. Ou seja, se você consegue se lembrar de datas, telefones, endereços, caminhos, entre outras lembranças, você tem uma memória de elefante.

Lobo em pele de cordeiro

Essa expressão é originária de uma lenda grega. A lenda diz que um lobo entrou disfarçado de ovelha em meio a um rebanho. Lá, ele comeu todos os animais, saciando a sua fome. A expressão tem como significado a pessoa que finge ser algo, mas não é.

Dor de cotovelo

Com o significado de que a pessoa está com ciúmes ou está triste por ter terminado seu relacionamento, a expressão surgiu dos bares, onde as pessoas iam se consolar de seus sentimentos bebendo. Com o cotovelo apoiado nas mesas e nos balcões, chorando e colocando a tristeza pra fora por horas e horas, a pessoa acabava ficando com dor de cotovelo.

Além dessas expressões, existem muitas outras, com diversos significados. A maioria tem origem histórica, de acordo com um acontecimento ou evento histórico. Com um pouco de pesquisa, a gente acaba matando essa curiosidade.

Publicar comentário