Carregando agora

Diferença entre Castelhano e Espanhol – Saiba tudo agora

Castelhano e Espanhol

Diferença entre Castelhano e Espanhol – Saiba tudo agora

Você já se perguntou qual a diferença que existe entre as línguas castelhano e espanhol? A resposta é que na prática não existe nenhuma diferença. O que isso quer dizer ? Vejamos!

Em resumo

Segundo os linguistas, as regras gramaticais, o vocabulário e a grafia das palavras do castelhano e do espanhol são as mesmas. Com essa resposta podemos deduzir que não existe na prática e de jeito nenhum diferenças, mas não é bem assim. A verdadeira diferença é que esses termos nasceram em momentos diferentes.

O que significa que primeiro surgiu o termo castelhano, o mais antigo, que tem como época a Idade Média, no Reino de Castela e nessa época o país Espanha não existia. Quando esse reino foi crescendo e se impondo como país, estamos falando do século XIII, ele foi se impondo aos territórios que conhecemos atualmente como Espanha.

Sendo assim, por questões de domínio territorial, o castelhano, que na verdade era um dialeto com influência do latim, tornou-se a língua daquele país no ano de 1942. O que acontece é que esse território que teve essa nova língua imposta é o que hoje é a Espanha. Resumindo, o castelhano passou a ser chamado de espanhol, uma vez que todo aquele território ganhou o nome de Espanha.

Na prática é uma questão política. Fica difícil não estranhar uma pessoa na Argentina dizer que fala espanhol. Assim sendo, os países onde as pessoas falam o espanhol na América do Sul dizem que falam castelhano e na Espanha, os espanhóis dizem que falam o espanhol. Assim como no México e no Caribe. Porém, existe uma diferença forte na pronúncia e algumas palavras diferentes também, nada que não permita que um argentino entenda um espanhol e vice-versa. É a mesma coisa com o português falado no Brasil e em Portugal. Algumas palavras são diferentes e a pronúncia mais ainda.

Porém, apesar de falarmos que na Espanha se fala o espanhol é possível encontrar uma diferença em algumas regiões. No norte, ainda se faz referência à língua castelhano e nas Ilhas Canárias e Andaluzia, espanhol. Sem falar que na Espanha se fala também dialetos, como por exemplo, o catalano falado em Barcelona e mais, em uma região espanhola se fala o galego, que é uma língua muito parecida com o português.

Um pouco da história da língua espanhola ou castelhano

Língua espanhola ou castelhano

Foto: linguaschools.com

O espanhol ou castelhano foi evoluindo com base em um número variado de dialetos oriundos do latim. Se trata de uma língua românica e faz parte do grupo ibero-românico. Os dialetos que influenciaram na criação dessa língua são aqueles que eram falados no centro-norte da Península Ibérica há muitos anos atrás. Dessa parte se espalhou e chegou no Reino de Castela, que fica bem no norte do que hoje é a Espanha.

No início o espanhol era medieval e foi com uma passagem que ele passou a ser moderno e a principal característica dessa passagem é o “ensurdecimento” das consoantes que eram usadas na língua antiga. Essa mudança teve início no século XV.

A língua espanhola também ganhou para o seu vocabulário influência do árabe e do basco e de outras línguas. Com o passar do tempo também foram sendo desenvolvidas novas palavras para o vocabulário.

Foi então que a língua começou a se espalhar influenciando muito países na América, mas também chegou a Ásia e a África, isso enquanto o Império Espanhol ia crescendo nos séculos XV e XIX.

Segundo dados de pesquisas sobre as línguas existentes no mundo, no ano de 1999, 358 milhões de nativos falavam espanhol e que falam o idioma no mundo, subia para 417 milhões. Com o passar dos anos esse número teria chegado a mais de 500 milhões. Aliás, a língua espanhola é a segunda mais falada no mundo, em primeiro está o mandarim. O maior número de pessoas que falam o idioma está concentrado no México.

Além disso, o espanhol é uma das línguas oficiais da ONU, Organização das Nações Unidas, no total são 6 que fazem parte. A sua importância vai mais além: é usada como idioma oficial no Mercosul, na União Europeia e na União de Nações Sul-Americanas.

A língua espanhola Nos Estados Unidos

Língua espanhola Nos Estados Unidos

Foto: housinganywhere.com

Com o grande crescimento da população que fala língua espanhola em território americano e o aumento do chamado Cinturão do Sol, o espanhol acabou tornando-se a segunda língua mais estudada pelos nativos daquele país. Outro fator que contribui para o aumento do número de pessoas que falam o idioma é a economia e claro, a grande extensão geográfica do território da América Latina. Além disso, o turismo na Europa também fez com que o número de pessoas com interesse pela língua aumentasse.

Outro fator de relevância e que demonstra o interesse pela língua espanhola é que na internet ela está em terceiro lugar, como uma das mais usadas, perdendo somente para o mandarim e para o inglês. Quando o assunto é língua estrangeira mais estudada, ela entra como segunda e também para comunicação internacional, ocupa a segunda colocação, só ficando atrás do inglês.

No Brasil, é muito comum que para determinadas colocações de trabalho seja exigido o conhecimento do espanhol, como língua tão importante quanto o inglês.

Lista de países onde o castelhano ou espanhol são línguas oficiais:

Bolívia, Chile, Argentina, Costa Rica, Cuba, Colômbia, Guatemala, El Salvador, México, Panamá, Equador, Nicarágua, Peru, Espanha, Uruguai, Guatemala, Venezuela, Guiné Equatorial, Porto Rico, Honduras, República Dominicana e Paraguai.

Como não é língua oficial é muito importante nos Estados Unidos e em Belize, assim como na África, na Saara Ocidental, em Ceuta, nas Canárias, na Guiné Equatorial e na Melilla.

O espanhol ou castelhano foi declarado como uma das línguas oficiais da Organização da Unidade Africana em 11 de julho de 2001. A língua entrou ao lado das seguintes outras, que já faziam parte: inglês, francês, árabe, português e kiswahili.

Na Europa, além de ser falado na Espanha, o espanhol é a língua oficial de Gibraltar e Andorra e também é possível encontrar núcleos de imigrantes que levaram o idioma para outros países como Suíça, Itália, França, Alemanha e República Checa. Sendo uma das línguas oficiais da União Europeia.

Na Oceania é falada em núcleos de imigração nas Filipinas e na Austrália e também é falada na Ilha da Páscoa no Chile.

Publicar comentário