Melhores dicas de alimentação na terceira idade
Todos nós sabemos que um dos fatores determinantes para que uma pessoa tenha uma vida saudável, seja em qualquer etapa, é manter uma boa alimentação, saudável, consumindo bons nutrientes para o corpo. E os cuidados, se tornam ainda mais especiais, quando chegamos a uma determinada idade, é aquela passagem dos 65 anos, conhecida como a “terceira idade” ou a “melhor idade”.
O nosso país conta hoje com uma grande quantidade de “jovens idosos”, que mostram como a alimentação faz a diferença, e se demonstram cheios de energia. Aproveitam a aposentadoria para praticar exercícios, adequados a eles e fazer passeios, que muitas vezes, quando se trabalha, não é possível realizar. A verdade é que muitos idosos conseguem levar a idade numa boa porque consideram e consideravam antes, o quanto é importante comer com saúde.
As mudanças que a idade provoca no corpo
Não é somente na aparência que a idade mostra que chegou, ela também faz muitas mudanças no corpo e algumas delas, devem ser levadas em consideração, quando pensamos na alimentação de um idoso.
Veja algumas das mudanças comuns que acontecem no corpo de um idoso!
- Digestão lenta: o processo digestivo de uma pessoa do grupo da terceira idade não é o mesmo de um jovem ou de alguém de 40 anos, depois do 65 anos, ele se apresenta bem mais lento do habitual. O resultado desse processo natural de desgaste do corpo é o acúmulo de gases.
- O apetite diminui: não adianta pensar que um idoso irá comer muito e ter aquela fome de antes, é normal, que passando dos 65 anos, se observe uma diminuição da fome. O resultado desse processo natural do corpo é: menor quantidade de saliva, paladar menos apurado, quando acontece a perda de dentes em consequência surge o problema de mastigação. Esses são problemas que podem ser amenizados, assegurando-se que o idoso tenha sempre a reposição dos nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo.
- A idade avançada: essa etapa da vida faz com que os riscos de enfrentar uma doença crônica aumentem. As mais comuns são: hipertensão, mal de parkinson, tipos de câncer, diabetes, etc.
.Queda no ritmo das atividades do dia a dia: o idoso não tem a mesma energia de antes e diminuir o ritmo pode acabar representando o aumento da gordura, nociva para qualquer idade.
Alimentos apropriados para pessoas na terceira idade e outros que se deve evitar
Alimentos bons

Foto: Pixabay/Pexels
1 – Cereais
Cereais integrais como arroz, aveia e trigo devem fazer parte da alimentação diária das pessoas na terceira idade. Esses alimentos são importantes porque são excelentes fontes de zinco, e ajudam a resolver problemas comuns nessa fase da vida, como a perda da sensibilidade do paladar. Outro fator importante de consumir os produtos integrais listados acima é que eles estimulam o apetite, outro problema enfrentado pelo idoso.
2 – Castanha do Pará
Castanha do Pará, também é uma fonte rica em zinco e por isso, tem o mesmo efeito dos demais alimentos integrais citados anteriormente. O ideal é comer 4 unidades por dia.
3 – Frutas e legumes
Entre os alimentos na terceira idade, que podem ser ingeridos “quanto quiser”, aliás, quanto mais, melhor, são as frutas, os legumes coloridos e as verduras. Inclua também nessa lista, os grãos integrais. Quanto mais a ingestão desses alimentos for misturada, melhor será, porque todos eles são ricos em nutrientes que o organismo, principalmente nessa faixa etária, poderá estar carente.
4 – Alimentos fontes de cálcio
Na dieta de uma pessoa que entrou na terceira idade é fundamental comer alimentos que sejam fonte de cálcio. Veja alguns deles: brócolis, gergelim, folhas verde-escuras e linhaça, entre outros. Também é necessário incluir nessa dieta alimentos com magnésio: gergelim, Castanha do Pará, banana, grão de bico, etc. Além da dieta é necessário tomar sol, todos os dias, na parte da manhã, por pelo menos 15 minutos.
5 – Fibras
Para favorecer o intestino o idoso deve preferir alimentos com fibras, como: farelo de aveia, fibra de trigo, cereais integrais, alfafa, bagaço da laranja, brotos de feijão. Além de prevenir a prisão de ventre, previne também o câncer de intestino.
6 – Gorduras do bem
Para que o idoso cuide do coração através da alimentação, ele deve ingerir as “gorduras do bem”, aquelas que fazem bem e não mal, como aquelas presentes no azeite extravirgem, na linhaça, nas amêndoas e nas castanhas. Esses alimentos ainda ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Outro alimento que ajuda nessa missão é o farelo de aveia.
Alimentos que devem ser evitados

Foto: wayhomestudio/Freepik
1 – Alimentos refinados
Se falamos qual a alimentação saudável na terceira idade, também temos que ressaltar os alimentos que passam a ser proibidos ou pelo menos evitados, entre eles, destacamos os alimentos refinados, como: arroz branco, pão francês, farinha branca, etc. Evitando esse tipo de alimentação, o idoso terá menos problemas com o acúmulo de gases e terá melhor digestão.
2 – Açúcar
Outro alimento que DEVE ser evitado é o açúcar, esse realmente deve ser praticamente abolido, caso o idoso não aceite evitá-lo ao 100%. O açúcar pode “ajudar” um dos problemas comuns na terceira idade, o risco de diabetes.
3 – Sal
O sal também DEVE ser diminuído, assim como qualquer outro produto para tempero artificial, nada daqueles copinhos ou caldos e molhos. Na hora de temperar o idoso deve usar ervas naturais, quanto mais, melhor.
4 – Certos tipos de bebidas
EVITE: café, chá preto e bebidas alcoólicas, refrigerantes são considerados “ladrões de cálcio”.
Dicas extras
Agora falamos de uma dica de saber como comer, porque não basta se alimentar bem, é necessário como fazer da maneira certa. Isso serve para todas as idades e principalmente para a terceira idade. Neste grupo, o correto é diminuir as porções e comer mais vezes ao dia. É um modo de ajudar a aumentar a sensação de fome e a vontade de comer.
Na hora do jantar, a alimentação na terceira idade deve ser leve e muito nutritiva, isto é , rica em bons nutrientes. Alguns exemplos para o jantar: sopa de legumes, risoto de quinoa, saladas com grãos integrais, etc. É um bom modo de não complicar a digestão.
Para manter o bom funcionamento dos rins e do intestino nada como beber muita água.
É importante que a alimentação seja sempre equilibrada, para qualquer pessoa e principalmente para quem entrou na terceira idade.
Publicar comentário