Carregando agora

Como funciona a Bolsa de Valores? Tudo o que você precisa saber!

Bolsa de Valores

Como funciona a Bolsa de Valores? Tudo o que você precisa saber!

As ações são pedaços existentes do capital de empresa. Em termos gerais representa o pedaço dela. Quando cada parte está valorizada acontece maior confiança por parte dos investidores que investem maior número de dinheiro e faz o empreendimento ficar com maior valor em níveis econômicos.

No entanto, os olhos devem ficar sempre abertos. Por exemplo, uma indústria de remédios que está em alta representa bom investimento até saber do fato que as estradas principais das fábricas matrizes estão deterioradas no aspecto físico e com altos índices de assaltos.

Como investir em ações na Bolsa de Valores?

Cada país possui a Bolsa de Valores principal na qual os investidores nacionais e internacionais se reúnem para vender e comprar ações ordinárias ou preferenciais. No Brasil a BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo), regulada pelo BC (Banco Central do Brasil), possui a incumbência de ser palco das negociações de ações.

As negociações apenas podem ser feitas via corretoras que estão habilitadas conforme as regras e licença concedida pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Sites como CVM e Bovespa oferecem a lista das instituições financeiras licenciadas para realizar negociações de ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

No processo inicial se faz necessário realizar cadastro na corretora informando informações pessoais e de renda, como: Comprovante de residência, CPF, RG, profissão, nome completo, entre outras informações consideradas imprescindíveis.

Quanto maior o número de ativos disponibilizados para as negociações, menos limites são impostos pelas corretoras nas negociações de ações na Bovespa. Em termos gerais, cada instituição possui o poder de determinar o valor mínimo à abertura de conta.

Tipos de ações comercializadas na Bolsa de Valores?

PN (Preferencial Normativa): Concede direito a voto em assembleias que podem definir as definições da empresa.

ON (Ordinária Normativa): Não fornece direito a voto. Por outro lado, as pessoas detentoras dos títulos possuem preferência no recebimento de dividendo.

Como funciona a divisão dos lucros na Bolsa de Valores?

Em termos gerais as empresas possuem estatutos que definem as regras de lucros aos acionistas. Algumas fazem pagamentos de maneira mensal, outras trimestrais. Necessário ficar com os olhos atentos ao aspecto antes de comprar papéis da empresa. Na maioria dos casos quem detém títulos preferenciais normativos recebe valores maiores.

Não se pode ignorar o fato de que PNs são mais difíceis de serem negociadas. Normalmente as empresas preferem disponibilizar apenas ações normativas para investidores externos. Nesta ótica, dois de empresas não possuem responsabilidades de dividir o poder administrativo, mas sim apenas parte do capital investido.

Nas negociações de ações existe período de três dias para que o dinheiro entre ou saia da conta do investidor. Em casos de fundos ou clubes existem estatutos próprios que indicam o limite de tempo em que o dinheiro pode ser retirado ou ordem de pagamento efetuada.

Como comprar ações na Bolsa de Valores?

1 – FUNDOS DE INVESTIMENTO

Funciona de maneira semelhante às regras de condomínios. Cada investidor possui respectiva cota proporcional ao total de ações disponibilizadas no fundo. Interessante notar que cada investidor possui um estatuto próprio informando as regras e o grau dos riscos existentes nos investimentos.

Fundos necessitam de gestores certificados com CVM para coordenar as ações de compras e vendas das ações. Neste sentido, quando adere ao fundo, a pessoa deve estar ciente e de acordo com a política de investimento estabelecida no estatuto.

2 – CLUBES DE INVESTIMENTOS

Vale ressaltar que os clubes possuem caráter menos formal do que as regras estabelecidas por fundos. Familiares e grupos de amigos podem formar o clube, aberto com no mínimo três pessoas, com máxima de 150 CPFs. De forma distinta dos fundos, não necessita de administrador com CVM.

Precisa apenas de representante que forneça ordens de compras e vendas de ações. Neste sentido, o investidor não precisa ser economista para estar em controle quase que pleno do ativo investido. A liberdade representa o ponto característico dos clubes de investimentos.

3 – INDIVIDUAL

O investidor investe e controla as ordens das negociações de ações na Bolsa de Valores de São Paulo. As corretoras oferecem serviço de consulta aos consultores especializados que retiram dúvidas e indicam bons investimentos ao respectivo momento.

Cabe a pessoa que está investindo confiar nas palavras dos corretores, nas próprias ideias ou mesmo formular mescla entre as duas opções às tomadas de decisões.

Significado de Home Broker?

Investidores podem vender ou comprar ações online, com exceção na modalidade dos fundos, nos quais os gestores são os gestores certificados. O nome do serviço é chamado de Home Broker, acessível via site de corretores que oferecem o sistema.

Investidores também possuem acesso aos custos de operações e todas as informações referentes à conta. As negociações também podem ser feitas por telefone.

Como funcionam as taxas na Bolsa de Valores?

01: Taxa de Operação – Cobrada toda vez em que se emite ordem de compra ou venda.

02: Taxa de Corretagem – Calculada com relação aos valores da operação. Deve ser paga quando são feitas negociações via telefone.

03: Taxa de Emolumentos – Deve ser paga para a BOVESPA, cálculo com relação aos valores englobados nas negociações das ações.

04: Taxa de Custódia – Cobrada de maneira mensal, semelhante à cobrança de administração de contas correntes. Vale ressaltar que os valores não devem ser cobrados quando não existem movimentações financeiras.

05: Taxa de Administração – Cobrança feita nos planos de clubes e fundos, com cálculo anual relacionado com os valores aplicados no fundo e cobrados de maneira proporcional ao período no qual investidores realizaram operações. Por exemplo, investidores que retiram quantias financeiras em três meses devem pagar proporção do período.

06: Taxa de Desempenho – Cobra-se quando o fundo supera a rentabilidade esperada de maneira prévia.

Atenção! Tirando a taxa de emolumentos, cuja cobrança é feita pela Bovespa, os valores das demais taxas variam conforme as regras de cada corretora. Por este motivo , é importante fazer pesquisas prévias antes de iniciar baterias de investimentos.

Valores Mínimos para Investir na Bolsa de Valores?

Não existem valores mínimos para realizar os investimentos. O aspecto varia em níveis consideráveis de acordo com cada corretora. Porém, investidores que investem quantias pequenas, como mil reais, encontram melhores soluções de rentabilidade fácil do total investido, optando por se juntar aos clubes ou fundos.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Publicar comentário