Carregando agora

Cidades brasileiras do interior: Destinos perfeitos para quem deseja relaxar

Cidades brasileiras do interior

Cidades brasileiras do interior: Destinos perfeitos para quem deseja relaxar

Às vezes queremos passar um tempo distante de lugares agitados e repleto de pessoas. Pensando nisso, criamos uma lista com algumas cidades do interior que valem a pena conhecer, e quem sabe, até morar. Confira a seguir.

Estado de São Paulo

Ourinhos

Cidade de Ourinhos

Ourinhos – Fonte: ourinhos.sp.gov.br

Ourinhos é um município do Brasil que fica no interior do estado de São Paulo tendo o comércio como a sua principal atividade econômica. Já em relação ao setor de agricultura, os destaques são a cana-de-açúcar, a soja e o milho.

O lugar possui uma forte tradição cultural, que vai desde o artesanato regional à cultura e lazer. Na cidade, se destacam construções dedicadas à cultura municipal. Dentre os destaques estão o teatro municipal Miguel Cury e o Museu Municipal Histórico e Pedagógico. Na região encontramos diversas produções artesanais diferentes que são confeccionadas com matérias-primas da região. Em outras palavras, o artesanato de Ourinhos é bastante criativo e rico.

Outro destaque da região são os eventos organizados pela prefeitura com ou sem apoio das empresas locais. Um dos principais eventos da cidade é a feira agropecuária e industrial que é realizada anualmente no município durante o mês de junho.

Louveira

Cidade de Louveira

Louveira – Fonte: imudou.com.br

No estado de São Paulo, um município ainda não muito conhecido chamado Louveira possui belezas naturais desconhecidas pelo homem. Quem acha que São Paulo é apenas fábricas e produção industrial em massa, está muito enganado. O local pertence à chamada Aglomeração Urbana de Jundiaí, onde os rios Capivari e Jundiaí cercam o município.

O município de Louveira foi batizado com este nome por causa de uma árvore que se espalha ao longo de toda vegetação. Seus fundadores foram muitos e até hoje são lembrados através dos monumentos históricos presentes no lugar.

A cidade é tão pequena que não possui curso superior. Por este motivo, para quem estuda em outras cidades afastadas de Louveira ou vizinhas, o governo disponibiliza transporte público gratuito para dar uma chance aos jovens e adultos que querem crescer na vida profissional. No ano de 2004, sua população era cerca de 27.825 habitantes, apenas com uma área de 55,3 km² no total.

Botucatu

Botucatu - SP

Botucatu – Fonte: guiadoturismobrasil.com

Localizada a cerca de 203 km da capital São Paulo, Botucatu é uma cidade do interior paulista de mais ou menos 130 mil habitantes que conserva ares de cidade pequena e ótima qualidade de vida. Pode-se chegar à cidade pelas rodovias Marechal Rondon ou Castello Branco, ou ainda pelo aeroporto estadual.

Devido à altitude em que está localizada, a cidade possui um ar bom para se respirar e sempre está com um clima fresco e agradável, traduzindo o significado do nome da cidade em tupi: Bons ares ou bons ventos. Com uma boa infraestrutura que uma cidade do interior de São Paulo pode oferecer, Botucatu possui instalada uma universidade de referência, a UNESP, e a Faculdade de Medicina.

Ainda é conhecida como a capital nacional do saci. Sim, o personagem folclórico nacional. Todo mundo que é de lá disse que já viu um. Inclusive, a Associação Nacional de Criadores de Saci possui sede na cidade.

Bragança Paulista

Bragança Paulista - SP

Bragança Paulista – Fonte: dennes.com.br

Bragança Paulista é uma cidade do estado de São Paulo que possui diversas universidades, motivo que faz com que as ruas da cidade sejam lotadas de jovens estudantes. Apesar do agito, Bragança Paulista atrai muitos turistas que buscam a tranquilidade dos hotéis da cidade.

A cidade, que possui diversas opções para os turistas, é muito procurada nas férias de julho. Bragança Paulista atrai mais pessoas nesta época do ano por causa de um grande acontecimento da cidade, o Festival de Inverno, que traz todo ano diversas programações gratuitas. São programações como shows, exposições, oficinas culturais, além de apresentações teatrais e de cinema.

Além deste evento, que é o Festival de Inverno, ocorre paralelamente o Festival de Arte Serrinha, que traz diversas atrações de espetáculos, performances e oficinas de moda, música, teatro, fotografia e cinema. O evento ocorre na Fazenda Serrinha, uma antiga propriedade que foi transformada em uma reserva natural, além de centro cultural e pousada.

Estado de Minas Gerais

Amarantina

Amarantina - MG

Amarantina – Fonte: pelasestradasdeminas.com.br

A cidade está localizada na região de Ouro Preto, mais precisamente em Minas Gerais. Contém extremo valor histórico, não somente para o estado, como também a todos que desejam conhecer um pouco da história deste extenso país tropical verde e amarelo. Está precisamente localizada na rodovia dos Inconfidentes – pelo grupo que tentou libertar o país das garras portuguesas.

No início do século XVIII, os portugueses começaram a implantar o catolicismo no local, catequizando os índios e formando uma região para suportar as terríveis doenças e crises de alimentos que existiam em Vila Rica, principal região do distrito na época.

Tradicionalmente, há pelo menos uma vez por ano a Festa de São Gonçalo e Cavalhadas de Amarantina. O Museu de Reduções simboliza um dos grandes atrativos, no qual divulga exposições sobre miniaturas de grandes construções presentes em todo o Estado. A Casa da Pedra também está na lista de maior visitação turística no local.

Delfim Moreira

Delfim Moreira - MG

Delfim Moreira – Fonte: essencianomade.com

Quem passa por esta vida sem visualizar suas magníficas cachoeiras que parecem ser esculpidas pela mão do homem, tamanha perfeição encontrada nas águas que ultrapassam ordenadamente pelas rochas, certamente não conheceu o paraíso na terra. Diversos visitantes buscam o local apenas para desaguar nas suas auspiciosas cachoeiras, ou nadar nos seus rios limpos e brilhantes.

Está situado em Minas Gerais, mais precisamente no município de Itajubá. Há diversas trilhas dos mais variados níveis, amadores ou profissionais, que desafiam toda a força física do homem, além de fornecer uma visual florestal extremamente magnífica, no qual cada cenário é digno de ser retratado por infinitas fotos.

Interessante notar que este local é um dos mais especializados na criação de trutas e outros tipos de cardumes. Sua condição climática é tida como uma das mais privilegiadas do país, onde de dia há bastante luz solar e a noite o ar fica extremamente fresco.

Chapada Gaúcha

Chapada Gaúcha - Minas Gerais

Chapada Gaúcha – Fonte: tripadvisor.com.br

Este município de Minas Gerais é conhecido por suas magníficas belezas naturais com caráter de campo. Talvez essa seja uma das regiões mineiras mais acolhedoras de todo o Estado. Possui diversas opções gastronômicas premiadas no Brasil ou pelo planeta afora. Interessante notar que o ponto mais alto da cidade está situado no centro, local onde está situada a sua região comercial.

São quase 10 mil pessoas que vivem basicamente da agropecuária, criação de bovinos e do turismo. Interessante notar que sua habitação recente ocorreu apenas na metade final do século passado, quando imigrantes do Rio Grande do Sul chegaram ao local, incentivados principalmente pelo Projeto de Assentamento Dirigido a Serra das Araras (PADSA)
Hoje em dia, representa uma das atrações turísticas indispensáveis para quem quer conhecer toda a essência de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul em apenas uma região. Local certamente presente no roteiro turístico das melhores companhias de viagem.

Bom Despacho

Bom Despacho - MG

Bom Despacho – Fonte: bomdespacho.mg.gov.br

Bom Despacho é um município de Minas Gerais que é considerado pólo para as cidades próximas que são menores, pois elas buscam em Bom Despacho tudo o que não possuem. A cidade, que fica na região do Alto São Francisco, é banhada pelos rios Picão e Lambari.

A cidade de Bom Despacho é conhecida por ser limpa e possuir um índice de criminalidade quase zero, e isso se soma ao fato de que é um local organizado e agradável de se viver. Chamada também de Senhora do Sol, a cidade fica em um ponto estratégico que dá acesso a importantes mercados como: São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, entre outros, facilitando assim a chegada de indústrias.

Os principais pontos turísticos da cidade de Bom Despacho são: o Cristalino Esporte Club, a Estátua do Cristo; a Pousada do SESC; a Praça da Estação; a Praça Antônio Leite; a Praça Senhora do Sol; a Rua da Biquinha; a Rua do Rosário; entre outros pontos turísticos.

Publicar comentário